Radio Reggae - Portal Roots

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

KEN BOOTHE


Ken Boothe   (nascido em 22 de março de 1948) [1] é um vocalista jamaicano conhecido por seu vibrato e timbre distintivo. A Boothe alcançou uma reputação internacional como um dos melhores vocalistas da Jamaica através de uma série de hits cruzados que atraíam os fãs do reggae e o público principal.
Ken Boothe nasceu em Denham Town , Kingston . Ele freqüentou a Escola Primária Primária Denham e durante este período desenvolveu um interesse pela música depois de receber encorajamento de sua irmã mais velha, Hyacinth Clover , que era um vocalista estabelecido. Boothe cita o cantor Owen Gray como uma grande influência, especialmente depois de ouvir Gray executar o Leiber e Stoller versão de blues e blues do padrão de blues dos anos 20, " Kansas City Blues ", escrito por EL Bowman e notavelmente realizado por Jim Jackson em 1927. Stranger Cole , que era um artista estabelecido e vizinho de Boothe, já havia trabalhado com a Boothe no sistema de som Sir Percy, além de gravar duas músicas para o produtor independente, Sir Mike, embora o principal avanço de Boothe aconteceu em 1963 depois que Cole organizou uma audição no estúdio de Duke Reid.  A audição com Cole e Boothe realizando a música "Unos Dos Tres" foi um sucesso e Boothe e Cole formaram a dupla 'Stranger & Ken' com a primeira faixa lançada por eles sendo "Hush Baby" no lado B de Cole's Island Records single "Last Love". Isto foi seguido pelos solteiros "Thick in Love" ambos lançados em 1963 no R & B Records.  Eles lançaram vários singles mais populares entre 1963 e 1965, incluindo "World's Fair", "Hush" e "Artibella". Boothe também gravou como uma dupla com Roy Shirley (como Roy & Ken), que resultou no lançamento do único "Paraíso" em 1966
As primeiras faixas de solo de Boothe foram gravadas em 1966 depois que Clement "Coxsone" Dodd o assinou no Studio One Label. Ele também gravou material para Phil Pratt e Sonia Pottinger no mesmo ano. Ele teve sucesso quase imediato com músicas, incluindo " The Train Is Coming " (no qual ele foi apoiado pelos Wailers ), a primeira versão, ska, da música reggae mais recente, You're No Good with Soulettes (a futura esposa do grupo Bob Marley, Rita Anderson estava no lado B e "Lágrimas solitárias". No ano seguinte, Boothe e Alton Ellis tiveram uma turnê exitosa no Reino Unido com o grupo de sessão Studio One, o Soul Vendors . Boothe foi promovido como " Mr. Rock Steady " por Dodd durante este período. O Rocksteady Classic "Moving Away" foi lançado em 1967 ou 1968 no rótulo Coxsone. Moving Away é uma música ainda popular hoje, e coberta ou amostrada por muitos artistas, entre eles Dennis Brown , Jackie Mittoo ("Macka Fat"), Jack Radics I-Roy , U-Roy ("Mensagem Africana"), Janet Key , Jaime Hinckson , Romain des Bois , Bruno Mars , Al Campbell ("Vestido preto" Garnett Silk ("Groove"), Half Pint ("Substitute Lover"), Wayne Wonder ("Time To Say Good Bye"), Leroy Smart ( "Talk About Friends"), Sanches ("Do not Worry"), o Almirante Tibet ("Nuthin Nah Run" entre muitos outros. Muitas das músicas da Boothes foram reutilizadas de uma forma ou de outra. No lado B do single "Moving Away" foi a "Streets Of Gold" instrumental dos Skatalites . A Boothe continuou a gravar para Dodd até 1970, quando mudou para Beverley's Records e reggae do Leslie Kong, onde seu sucesso continuou com hits como "Freedom Street" e "Por que o bebê?

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O reggae é uma vibração em sintonia com o coração do regueiro!!!!!.